quarta-feira, novembro 22, 2006

Lusitana paixão

(Este texto já foi escrito há algum tempo, quando ainda fazia sol e os dias eram quentes.... mas não podia deixar de o colocar aqui, pois "pedidos de várias famílias" no exigiam... Aqui está ele:)

O dia foi cheio de sol, quente, e que tal aproveitar uma sugestão da minha mãe e escrever sobre uma ida que fiz ao Chiado?
Convém começar pelo princípio: há duas semanas atrás fui ao Chiado para cortar o cabelo. Fui sozinha e a minha mãe mais tarde foi ter comigo. Como só tinha marcado para as 18 horas e a minha boleia deixou-me em Lisboa por voltas das 16h, decidi sentar-me na esplanada do mítico café "A Brasileira"...
Enquanto subia o elevador de Santa Justa e depois a rua Garrett, pensava para comigo mesma que os transeuntes deviam estar a perguntar-se se eu não seria "maluquinha", tal não era o meu sorriso de contentamento! Não sei bem explicar, mas Lisboa tem em mim um efeito mágico, que me faz ver em cada esquina, cada rua, cada pessoa, uma maravilha inexplorada, algo simples, sublime e puro.
Já sentada na esplanada, pus-me a absorver tudo o que se passava à minha volta: os turistas estrangeiros que passeavam de mapa na mão (tinha vontade de interpelá-los e perguntar se estavam a gostar do nosso país e dizer-lhes também que aquela zona da cidade era maravilhosamente bela), os "saltimbancos" que procuravam algumas moedas dos transeuntes, as pessoas a saírem dos empregos, meros turistas de ocasião que por ai deambulavam. Toda esta mistura me fascinava! Como tantas coisas tão diferentes entre si coexistem e contribuem (muito provavelmente sem se aperceber) par formar a beleza da cidade - que, a meu ver, é a alma do povo português.
Experimentem ficar incógnitos no meio da multidão a admirar o vaivém de pessoas que percorre aquela zona... É uma sensação radiante, que nos inflama o peito de orgulho se ser português... Experimentem vão ver que não se arrependem...