quarta-feira, novembro 22, 2006

A gota primordial

Chovia lá fora... Em toda a casa reinava o silêncio (só eu estava em casa); mantinha-me quieta, no sofá a pensar...
«Preciso de fazê-lo! Tenho de o fazer! É hoje, é agora, é tempo!». Algo em mim ordenava-me que marcasse aquele momento de viragem. Era a altura de "despir" todos os velhos hábitos, já exaustos e gastos, e lançar-me numa nova epopeia (agora senti-me um pouco como Luis de Camões).
Já fui "escritora" num outro blog, mas desisti de continuar com ele: precisava de fazer nascer um novo "sitio", diferente (quem sabe se mais maduro?!), bem ao jeito de confidência... Foi daqui que nasceu este blog, "Una goccia di acqua".
O nome provém do título de um conto de Hans Christian Andersen chamado "A Gota de Água", que eu decidi traduzir para italiano (na minha opinião, as palavras adquirem uma harmonia dificil de classificar quando pronunciadas/escritas nesta língua). Primeiramente, decidi-me por este título, porque remetia para Hans C. Andersen que era um exímio "contador" de histórias - quando penso neste escritor, penso sempre em histórias de Natal, contadas às crianças, junto à lareira. Mas depois apercebi-me que não havia realmente nome mais apropriado para este blog!
Ao contrário de outros blogs (cujos novos posts eu acompanho deliciada), este assemelha-se mais a uma espécie de diário, algo mais intimista. Devido à propensão da minha escrita para a confidência e "dissertação", este não vai ser um blog do género "gato fedorento" (a tarefa cómica deixo-a aos nossos quatro amigos, pois têm muito mais jeito do que eu). Vai ser um blog simpatico, onde eu vou escrevendo os meus pensamentos, as minhas reflexões ou a minha opinião sobre algo... Seja o que for escrito, ou aquilo que os leitores bloguistas (divirto-me a utilizar estes neologismos) procurem, espero que gostem do "Una goccia di acqua"!
Voltando ao que estava a tentar explicar... - entretanto perdi-me a divagar sobre o blog - Não havia nome que melhor servisse a este blog do que "Uma gota de água"! Ora vejamos: este é um blog no meio de milhões de outros blogs (uma gota no meio do mar), pouca gente sabe da sua existência (uma gotinha passa facilmente incógnita) e cada post é apenas uma gotinha de pensamento, entre montanhas de outros pensamentos. E, vá lá admitamos, as gotas de água são algo extraordinário: são sublimes (uma pequena gota a dourar ao sol no parapeito de uma janela depois da chuva), são cómicas (quantas vezes não nos desmanchamos a rir quando levamos com uma pinga bem em cheio na cabeça?), são poderosas (ninguém fica indiferente perante uma lágrima seja ela de tristeza ou alegria), são preciosas (está bem presente na nossa mente a importância de poupar água), são arrebatadoras...
Penso que a "gota primordial" já vai bem longa e como tal termino por aqui... Espero sinceramente que gostem!