sexta-feira, maio 17, 2013

"Gladiators in a suit"

 Há uns dias, em conversa com uma amiga, falávamos sobre o curso que tirámos e as opções que tínhamos feito.

 Dizia-lhe que não me imaginava a tirar outro curso [Direito], nem me imaginava a fazer uma coisa diferente [advocacia], pelo menos num futuro próximo. Sinto que estou onde devia/queria estar.

 Mas porque é que eu vim para Direito? Porque é que eu digo que este é o meu lugar?
 Por causa da frase: "We are gladiators in a suit!" (Nós somos gladiadores de fato).

 Devo admitir - e todos os que tiraram o curso comigo deverão conhecer esta sensação - que descobri, ao longo de quatro anos de curso, que Direito e Justiça nem sempre são sinónimos.
 Não iremos sempre defender os "bons da fita", nem mesmo existirá sempre lado bom e mau da situação, apenas visões diferentes. E muito menos o resultado será sempre o mais justo.

 É verdade que ainda não tive casos cabeludos e arrepiantes, e talvez por isso mantenha ainda uma visão um pouco romanceada disto tudo. Mas sinto-me bem a fazer o que faço. 

 Gosto da sensação de equilíbrio e de esforço para o atingir. Agrada-me muito poder contribuir para equilibrar determinadas coisas. Ser uma lutadora de fato! 
  Sendo ainda verde nestas lides, mas conseguir já de certa maneira ajudar alguém a resolver um problema, a que algo corra da maneira mais suave ou a esclarecer determinadas dúvidas, sabe muito bem! 

 Então naqueles dias em que batalhamos e batalhamos, damos mil e um voltas à cabeça, andamos para trás e para a frente a pedir informações daqui e dali, chegamos ao fim e... conseguimos! É isto que me faz deitar todos os dias a pensar não tirava outro curso nem me imaginava a fazer algo diferente.