quarta-feira, maio 15, 2013

A Síndrome do "Estou mesmo a chegar"

 Não tendo sido agraciados com a pontualidade britânica ou com o rigor germânico, muitos portugueses sofrem da síndrome do "Estou mesmo a chegar".

 Para vos ilustrar melhor o que quero dizer, uma situação verídica:
Hoje no metro um senhor ao meu lado atende uma chamada: "Estou! Não-sei-das-quantas já estou a subir a rua! Mesmo a chegar!". O senhor estava a sair do metro. Daí a subir a rua (qualquer das ruas ali próximas) ia uma grande diferença.

 Este episódio deixou-me a pensar: quantos de nós já não ouvimos isto? Ou... o dissemos? Vá lá admitam ;-)

 Eu confesso que tenho um certo problema com as horas. Penso sempre que os minutos esticam (só esta semana, perdi sempre o comboio de manhã). E, muitas vezes, quando me perguntam se estou muito atrasada ou onde vou, dou por mim a responder:
- "Já vou a caminho!" - e ainda estou em casa.
- "5 minutos e estou aí!" - diz antes 10 a 15 minutos...

 Não é que eu goste ou tenha especial prazer em enganar a outra pessoa, mas não quero que ela se aborreça de estar à minha espera. E assim, "encurtando" a distância, talvez ela sinta que os minutos não foram assim tantos.

 Em minha defesa, devo dizer que nunca chego muito atrasada (felizmente)! Mas pronto, prometo que vou tentar dar a minha localização geográfica correcta da próxima vez que estiver atrasada.