terça-feira, dezembro 26, 2006

Amanhecer no planeta terra

Já há algum tempo que ando para escrever este post, mas tenho vindo sempre a adiar (ai, ai, que bloguista desnaturada!).
Voltando ao assunto que aqui me trouxe: nunca vos aconteceu, durante a noite, olharem para as fachadas dos prédios e perguntarem o se passará por detrás daquelas poucas luzes acesas?
Esta pergunta já me passou várias vezes pela cabeça, mas o caso mais notório foi há uns meses atrás quando, ainda de madrugada, atravessei a cidade de Lisboa a caminho do aeroporto (ia para Londres).
A cidade ia amanhecendo aos poucos, somente umas tímidas luzes aqui e ali... E eu dentro do carro, vendo prédios, árvores, carros, lojas, jardins sucederem-se uns aos outros, como num filme em slow motion, pensava: são *** horas, eu estou a caminho do aeroporto, será que naquela casa está uma mãe de roupão a fazer torradas e café? E por detrás daquela luz? Um marido no seu fato de trabalho a despedir-se da mulher? Miúdos a verem os desenhos animados na sala?
Imaginar o que poderá estar a acontecer numa suposta cidade adormecida, a multiplicidade de vidas "escondidas" pelos pedacinhos de espelho, uma janela de mundo...
Sinto-me extasiada ao pensar que somos milhares de pessoas a viver no mesmo planeta, com vidas diferentes, alegrias e tristezas diferentes... Adoro pensar que na mesma fracção de segundo milhões de coisas diferentes se desenrolam, uns dormem, outros levantam-se para o trabalho, outros tomam o pequeno-almoço. Cada um cumpre a sua missão, milhões de pequeninas formigas-missão. Contudo o exterior continua a aparentar aquela paz e tranquilidade de uma cidade que se espreguiça aos primeiros raios de sol...