terça-feira, julho 09, 2013

Fui lá e Gostei #2

Hoje no "Fui lá e Gostei", vou falar da Artisani!

Já tinha ouvido falar várias vezes dos Gelados Artisani e, por mero acaso, há uns fins de semana fui à Artisani Carcavelos.

Porém, fiquei desiludida. Não sei se foi por já ter ouvido falar tanto desta geladaria que tinha as expectativas altas, e perdoem-me os fãs da Artisani, mas "soube-me a pouco".

Começando pelo típico "1 bola / 1 ou 2 sabores" ou "2 bolas / 2 ou 3 sabores", que é coisa que me faz muita confusão. Em Portugal sempre tivemos o hábito de pedir os gelados por bolas (um, duas, três,...), sendo que a cada bola corresponderia um sabor de gelado. Quando vivi em Itália (os italianos são conhecidos também pelos seus magníficos gelados), os gelados eram escolhidos por sabores, até porque não havia propriamente a "bola de gelado" - eram servidos com espátula.

Com a proliferação de geladarias a dizerem que fazem "o verdadeiro gelado italiano" ou "o verdadeiro gelado artesanal", assisti a esta mistura da tradição portuguesa das bolas com a tradição italiana dos sabores. Na minha opinião, uma valente salganhada.

Mas voltando aos Gelados Artisani:

Pedi pistácio e framboesa. O pistácio era mesmo feito com o fruto verdadeiro, que dava para trincar, e não aquela pasta verde industrial. No entanto, faltava-lhe sabor! Faltava aquele sabor a gelado, que, em dias de enorme calor, nos faz devorá-los em segundos e ainda deixa vontade para mais.
Quanto à framboesa, normal. Nem espectacular, nem uma desgraça. Normal.

Podem ser gelados artesanais e nesso ponto não discuto, mas - na minha opinião - precisavam de algo mais, algo que os realçasse.

O espaço não consegue colmatar os pontos negativos dos gelados. Até porque a vista mar está tapada pelo Capricciosa Beach Lounge...

E pronto... Não fiquei fã deste sítio. Dou-lhe nota menos.


Atenção! Isto são apenas opiniões de quem escreve este vosso blogue. Respeito totalmente quem adorar a Artisani.