segunda-feira, janeiro 26, 2009

Até a barraca abana!

À primeira vista pode parecer tratar-se de um post sobre os «famosos» Malucos do Riso, mas deixem-me, então, que esclareça este equívoco! Venho falar de um outro «barraca abana»: Barack Hussein Obama!
Alguém uma vez disse «Todos somos chamados, pelo menos uma vez, a desempenhar um papel que nos supera. É nesse momento que justificamos o resto da vida, perdida no desempenho de pequenos papéis indignos do que somos»...
Muitos acreditam que Barack Obama - o 44º Presidente dos EUA - virá marcar um ponto de viragem não só para os americanos, mas igualmente com consequências a nível mundial. Será mesmo? Será que Barack Obama, um dos mais poderosos homens do mundo, senão o mais poderoso, irá mesmo mudar a faceta de «polícia auto-proclamada» dos EUA a que temos assistido nos últimos anos? Ou será apenas fogo de vista?
Mandou encerrar Gantanamo: facto; querer promover uma nova política de emissão de gases: facto... Será para valer? dúvida!
Talvez este Presidente venha a desempenhar um papel que o supera; talvez ele nos venha fazer ver que devemos procurar papéis dignos do que somos, ou tornarmo-nos dignos dos papéis que nos foram conferidos!
Desenganem-se aqueles que pensam que Obama vai resolver todos os problemas! Por mais boa vontade que tenha, essa sim é uma missão impossível. No entanto, podemos retirar uma lição destes seus primeiros dias de mandato: é sempre possível tomar a decisão correcta!...