quarta-feira, junho 26, 2013

Feito com amor

A minha mãe sempre me disse que devia "fazer as coisas com amor".
 

Ela usa muitas vezes esta expressão, principalmente quando o tema é cozinhar. Segundo este princípio, quando fazemos as coisas com amor, elas saem bem, porque nos empenhamos, pomos o nosso coração naquele projecto e acreditamos nele.

Hoje, por mero acaso, li algures sobre este mesmo conceito: coisas feitas com amor saem bem feitas! Até podemos desrespeitar alguns procedimentos, mas o ingrediente "amor" colmata as falhas e ressaltos do caminho.

Este é um dos meus lemas. Mesmo que não saiba fazer ou não tenha a certeza de estar a fazer bem, tento sempre fazer com amor!

Há muitos anos, li o "Como água para chocolate" da Laura Esquível. Vou ser sincera: no geral, não gostei do livro. Mas há uma cena que me ficou na memória desde então... Uma das personagens era uma cozinheira de "mão cheia". Por ser dedicada e amar cozinhar, os seus pratos saíam sempre deliciosos. Porém, certo dia, cozinhou com enorme tristeza. As lágrimas salgadas caiam em cima da massa para o bolo, da mesa de cozinha,... E nesse dia em que cozinhou sem amor, o bolo não cresceu e os restantes pratos ficaram intragáveis. A sua velha ama explicou-lhe que, por não ter cozinhado com amor, o resultado foi aquele.

Por isso, o melhor conselho que vos posso dar é: Façam as coisas com amor!